O mundo da tecnologia está em permanente evolução e a Inteligência artificial (IA) pode ter um papel decisivo nas empresas de todos os setores de atividade, devido ao seu grande potencial e transversalidade de áreas de atuação.
Esta nova tecnologia inovadora promete apresentar insights valiosos para os gestores, de forma a otimizar a tomada de decisão empresarial e, por consequência, melhorar o desempenho organizacional das entidades onde seja aplicada. No entanto, muito existe ainda por descobrir sobre esta temática que já é considerada a segunda revolução tecnológica por Bill Gates.
É inevitável indicar que a sociedade já entrou na era da Inteligência Artificial, mas o que é a inteligência artificial?
O que é a Inteligência Artificial?
A inteligência artificial é a capacidade de algoritmos de uma máquina pensarem, aprenderem, desenvolverem um raciocínio lógico, deliberar e decidir de forma racional e inteligente, à semelhança do ser humano.
A IA permite que os sistemas entendam o ambiente que os rodeia, lidem com o que entendem e resolvam problemas de forma a alcançar objetivos específicos. O algoritmo recebe dados (preparados ou recolhidos através de sensores), processa-os e responde em conformidade.
Os sistemas de IA são administrados por algoritmos com técnicas de machine learning e deep learning para que se comportem de forma inteligente e imitem o comportamento humano ao usar dados de exemplos anteriores para tirar conclusões e fazer predições. São capazes de adaptar o seu comportamento até certo ponto
Existem vários exemplos onde a IA pode ser benéfica às empresas, como os Recursos Humanos, Marketing, Operações, Atendimento ao Cliente, Contabilidade e a própria Gestão.
A importância da IA
A expressão nasceu em 1956, mas só recentemente ganhou destaque devido à Big Data. Existem tecnologias de IA com mais de 50 anos, mas com o desenvolvimento da capacidade de processamento e disponibilização de grandes quantidades de dados (e desenvolvimento de novos algoritmos) foi possível melhorar a IA.
A inteligência artificial é considerada primordial para a transformação digital da sociedade e tornou-se uma prioridade da UE, pelo que estão identificadas futuros usos onde esta tecnologia pode trazer grandes mudanças.
Tecnologias relacionadas com Inteligência artificial
Existem múltiplas metodologias utilizadas para conseguir fazer um computador desenvolver inteligência. Termos como “Machine Learning”, “Deep Learning” e “Neural language processing” são amplamente ouvidos hoje, mas serão explicados abaixo pois são as metodologias que permitem ensinar a máquina.
- Machine learning. Modelo de aprendizagem que consiste na execução de algoritmos que criam de modo automático modelos de representação de conhecimento baseados em conjuntos de dados. Estes conjuntos irão treinar a máquina, permitindo que ela ajuste o modelo de representação para que este melhore o desempenho.
- Deep learning. Modelo de aprendizagem que simula um cérebro humano a partir de algoritmos, como uma rede neural multicamada que processa grandes quantidades de informação em tempo real sem intervenção humana.
- Neural language processing. Sub-área da ciência de computação que estuda os programas de geração e compreensão automática da linguagem humana natural e que converte informação de bases de dados digitais em linguagem compreensível ao ser humano.
Exemplos de IA nas empresas e negócios
A inteligência artificial representa um avanço tecnológico enorme para as empresas que podem otimizar a sua operação, desde as operações rotineiras das equipas até à gestão da organização.
As empresas podem criar chatbots para otimizar o atendimento ao cliente de forma humanizada. Chatbots são robots que conversam de forma natural e pré-programada com os utilizadores e são capazes de reconhecer informações como nome e contactos, tal como reproduzir o comportamento humano. Podem ser integrados em outras ferramentas e bases de dados para automatizar processos simples (registo, atualização e consulta de informação) e tornar os serviços mais eficientes e rápidos.
As aplicações de gestão com recurso a inteligência artificial também podem beneficiar a gestão das empresas. Estas podem identificar os colaboradores com melhor desempenho nas suas tarefas; auxiliar a tomada de decisão dos gestores ao analisar grandes quantidades de informação e apresentar reports eficazes e precisos sobre a análise realizada; otimizar processos com base em dados e outros exemplos.
A IA também pode ser usada como assistente pessoal para a administração da empresa e colaboradores. É capaz de agendar reuniões, reconhecer e executar comandos de voz e integrar com múltiplas plataformas de forma a executar múltiplas ações e automatiza-las, poupando tempo aos utilizadores. Os sistemas de IAG, ou Inteligência Artificial Generativa, estão cada vez mais avançados e capazes de dar resposta às exigências das empresas.
Vantagens da Inteligência artificial para as empresas
- Automação de processos e maior produtividade – Conforme indicado acima, os sistemas de IA permitem automatizar do dia-a-dia das empresas e equipas de todos os setores da empresa, para que estas se dediquem a outras tarefas de maior valor acrescentado.
- Redução de erros e maior eficiência de processos – Os sistemas inteligentes apresentam uma menor percentagem de erro face aos humanos, pelo que tornam os processos mais eficientes.
- Melhoria de relação com clientes – Quando integrado com o CRM e outros sistemas a IA permite antever problemas com clientes, analisar o histórico de compras e contactos e sugerir produtos ou serviços mais indicados para cada cliente, de forma a aumentar a relação e probabilidade de novas vendas a estes.
- Criação de perfis de clientes – Quando alimentada com o historial dos clientes e todas as informações relevantes, a IA consegue separa-los por padrões e perfis de consumo, conceber e aplicar campanhas relevantes para cada utilizador e com boa probabilidade de sucesso.
- Otimização de processos internos – A IA permite também obter benefícios em processos internos, como por exemplo otimização de stocks; gestão logística e de recursos humanos (recrutamento, seleção, estruturação de dados, outros).
Ferramentas de inteligência artificial para empresas
Existem várias ferramentas que podem ser utilizadas no contexto empresarial para otimizar os resultados das mesmas.
Desde geração de ideias, apoio em processos de gestão e criação de negócio, criação de conteúdo, análise massiva de dados, assistentes virtuais e outros exemplos. Abaixo ficam alguns exemplos de ferramentas de inteligência artificial que podem ser utilizadas por empresas:
ChatGPT
Ferramenta de inteligência artificial generativa (IAG) de texto e imagem que pode ser usado para várias finalidades, desde o marketing à gestão. O ChatGPT cria conteúdo novo com base em indicações humanas e/ou otimiza-o, cria análises SWOT simples; explica, traduz, melhora e resume texto; responde a questões; sugere ideias de negócio e melhorias para processos, entre outros exemplos.
Tome
Outro exemplo de inteligência artificial generativa, mas neste caso o Tome permite criar apresentações atrativas e completas em estilo Powerpoint com uma descrição do resultado pretendido.
Otter
O Otter é um assistente virtual simples que permite otimizar a experiência de reunião online ao oferecer a gravação e transcrição das reuniões em tempo real. Pode ser integrado em reuniões de Zoom, Microsoft Teams e outras plataformas para tirar e partilhar notas, mesmo que o utilizador não possa assistir à reunião e gerar sumários da reunião.
Andi
Outro assistente virtual, no entanto o Andi permite otimizar o processo de pesquisa online ao desempenhar as funções de um motor de busca (angariação e apresentação de resultados relacionados com o tópico de pesquisa) e ao resumir o conteúdo de cada resultado e site apresentado. Reduz o tempo do processo de recolha de informação.