O investimento da indústria da União Europeia em Investigação e Desenvolvimento (I&D) registou uma subida de 13,6% em 2023, o que se traduz no seu maior crescimento desde 2015, segundo dados do EU Industrial R&D Investment Scoreboard.
O EU Industrial R&D Investment Scoreboard é uma ferramenta da UE usada para monitorizar o investimento privado global em I&D e em 2023 o investimento foi superior ao dobro de 2022.
A 20ª edição do Investment Scoreboard, iniciado em 2004, indica que a indústria na europa dedicou mais de 219 mil milhões de euros a investigação e desenvolvimento. O investimento da União Europeia, de 13,6%, foi superior à média de investimento global (12,8%) e do investimento realizado pelos EUA (12,7%).
Existem também mais empresas europeias entre os maiores investidores mundiais, cerca de 367 empresas. Alemanha (113 empresas), Holanda (40 empresas) e França (37 empresas) são os países mais participados.
O EU Industrial R&D Investment Scoreboard está estruturado em 2 partes. A primeira parte oferece uma visão geral dos 2 500 maiores investidores em I&D do mundo, responsáveis por 80% do I&D realizado pelo setor empresarial global, com base nas informações financeiras das últimas contas auditadas publicadas pelas empresas.
Analisa as principais tendências e compara as empresas da UE que mais investem em I&D com concorrentes globais, fornecendo detalhes sobre as 1 000 empresas da UE que mais investem em I&D.
A segunda parte combina os dados do Quadro de Avaliação com outros conjuntos de dados para obter novos insights sobre o avanço tecnológico das empresas. Por exemplo, as empresas do Quadro de Avaliação detêm dois terços das patentes registadas nos cinco maiores escritórios de patentes.
A Comissão Europeia emitiu a 1ª edição do Quadro de Avaliação em 2004 para monitorizar e analisar as tendências de investimento em I&D industrial no contexto do objetivo da política de investimento em I&D de 3% do PIB, indicador-chave de desempenho da competitividade a longo prazo da UE.