Consent Preferences

Contabilidade, Consultoria de Gestão, Candidaturas SIFIDE, PRR, PT2030, IFR - Paço de Arcos, Oeiras, Lisboa

KOHESIO – Portugal é o 3º país com mais projetos financiados por fundos europeus

A KOHESIO indica que Portugal é o 3º país da União Europeia (EU) que tem mais projetos financiados por fundos europeus desde 2014. Estes dados foram avançados pela plataforma KOHESIO, uma plataforma digital promovida pela Comissão Europeia.

 

A KOHESIO indica que relativamente ao Portugal 2020 permite o financiamento de 164.736 projetos de investimentos em Portugal. A região Norte é onde se concentra quase um quarto dos projetos apoiados.

 

Está previsto que cerca de 1,7 milhões de projetos tenham potencial para financiamento na União Europeia via Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER), Fundo de Coesão e Fundo Social Europeu (FSE). Estes são 3 fundos estruturais e de investimentos a que os Estados-membros podem ter acesso.

 

No entanto como nem todos os Estados-membro usufruem do Fundo de Coesão pois é destinado a países cujo rendimento nacional bruto é mais baixo, Portugal pode aloca-lo a mais projetos.

 

Itália é o país com maior número de projetos apoiados dentro da EU, com 739.673 projetos. A Alemanha vem em segundo lugar com 283.599 projetos apoiados e Portugal segue em terceiro lugar com 164.736 projetos.

 

Dentro da lista de projetos aprovados figuram dois projetos de extensão do Metro do Porto avaliados em 190 milhões de euros, comparticipados a 70% por fundos europeus. Figura também um projeto de 50 milhões de euros para a construção de cabos submarinos para receção de energia offshore em Viana do Castelo, comparticipado a 60% por fundos europeus.

 

Na região Centro, existem 24 mil projetos de investimento apoiados pelo Portugal 2020. A Navigator tem uma iniciativa de 120 milhões para combater a pandemia COVID-19 com pulverização de aditivos e/ou agentes surfactantes em guardanapos e outros produtos. Existe também um projeto da Bluepharma avaliado em 45 milhões de euros que consiste na aposta em processos inovadores de produção e comercialização dos seus serviços e produtos.

 

Quanto à Área Metropolitana de Lisboa, existem 22 mil projetos apoiados pelo Portugal 2020, como a expansão do Metro de Lisboa (orçamentado em 197 milhões e com comparticipação de 52%) e a construção de uma nova instalação industrial para produção de compressores elétricos.

 

O Alentejo conta com 8 mil projetos apoiados, o Algarve com 6 mil projetos e as Ilhas dos Açores e Madeira com 8 mil projetos apoiados.

 

Toda esta informação consta na plataforma KOHESIO (aqui).

siga a reward consulting em google newssiga a reward consulting em google news

Alguma questão? Fale connosco

A nossa equipa de consultores de sistemas de incentivos pode avaliar o potencial da sua empresa e/ou projeto.
Contacte-nos e receba um pré-diagnóstico gratuito.

Notícias Relacionadas