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Plataforma Empresa 2.0 do IRN com novos serviços de apoio às empresas

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A Plataforma Empresa 2.0 do IRN, ou Instituto dos Registos e do Notariado, tem novos serviços de apoio às empresas. A plataforma foi alvo de uma evolução de acordo com o princípio “only once”, conforme indicações do IRN.

Um comunicado do IRN informa que as novas funcionalidades da Plataforma Empresa 2.0 estão inseridas na experiência de utilizador do canal online, com centro no utilizador e “reduzindo complexidades e carga burocrática”, com novos serviços de apoio ao ciclo de vida das organizações.

O IRN informa que “tem vindo a evoluir a plataforma de acordo com o princípio ‘only once’, em que o utilizador não necessita de fornecer à administração pública os dados que esta empresa já dispõe sobre si”. Na Empresa 2.0 os dados das empresas são obtidos com recurso a bases de dados disponíveis e a informação estará pré-preenchida nos formulários, de forma a reduzir encargos administrativos ao utilizador.

A plataforma Empresa 2.0 é um investimento financiado pelo PRR. No âmbito do programa de modernização dos Registos, com investimentos no valor de 42,5 milhões de euros.

Está inserida na componente Justiça Económica e Ambiente de Negócios e pretende reforçar a competitividade da economia portuguesa, na qual 2 em cada 3 empresas são constituídas através da internet.

Novos serviços Empresa 2.0

A plataforma foi munida de novas ferramentas e interoperabilidade com entidades públicas que simplificam e tornam mais transparente a interação com os Registos. Entre as novidades encontram-se:

  • Novos serviços Digitais – Sucursal online e registo de beneficiário efetivo pré-preenchido no pedido de criação de empresa;
  • Certidão Permanente mais simples e intuitiva
  • Amplo catálogo de serviços informativos de suporte aos eventos de vida das empresas ou entidades coletivas;
  • Apoio à criação de negócios ligados à atividade económica;
  • Autenticação para cidadãos nacionais e estrangeiros (eIDAS) e profissionais inscritos nas ordens jurídicas;
  • Pesquisa de atos societários e disponibilização da informação pública das entidades;
  • Página eletrónica da entidade reservada a sócios, gerentes ou administradores com acesso à situação de registo, serviços online de registo e histórico de interação com os serviços de registo;
  • Publicitação de insolvências e comunicação automática com os tribunais;
  • Integração com o Guia Prático da Justiça, modelo de conversação baseado no ChatGPT para esclarecimento de dúvidas;
  • Disponível nos idiomas português e inglês para potencializar o uso por parte investidores estrangeiros
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