Consent Preferences

Contabilidade, Consultoria de Gestão, Candidaturas SIFIDE, PRR, PT2030, IFR - Paço de Arcos, Oeiras, Lisboa

Economia portuguesa com o 2º maior crescimento da UE

Setembro 7, 2021

A economia portuguesa registou um crescimento de 4,9% no segundo trimestre de 2021 face ao trimestre anterior. Este é então o segundo maior aumento entre os estados membro da União Europeia registado neste período.

A economia irlandesa encontra-se à frente da economia portuguesa no que diz respeito ao crescimento em cadeia, registando uma evolução positiva de 6,3% e em terceiro lugar está a Letónia com 4,4%. Relativamente aos países com evolução negativa está Malta com um registo de 0,5% negativos e a Croácia com 0,2% negativos.

A taxa de pessoas empregadas em Portugal cresceu 1,9% face ao trimestre anterior, registando a quarta maior subida entre os estados membros. Apenas a letónia (5,7%) e Grécia (2,8%) tiveram valores mais elevados do que Portugal. Espanha e Estónia tiveram evoluções negativas de 0,9% e 1,1% respetivamente.

Quanto à média comunitária, o PIB aumentou 2,1% na UE quando comparado com o trimestre anterior. Na Zona Euro, o crescimento em cadeia foi de 2,2%.

A despesa de consumo das famílias da União Europeia foi um dos fatores que mais impulsionou o crescimento dos Estados Membro. Esta aumentou 3,7% na Zona Euro e 3,5% na UE. A despesa de consumo do Governo também cresceu 1,2% em ambas as zonas.

O rácio de importação/exportação foi praticamente neutro tanto para a Zona Euro como para a UE e as mudanças de inventário foram neutras para a UE, mas negativas para o PIB da Zona Euro.

siga a reward consulting em google newssiga a reward consulting em google news

Notícias Relacionadas