Consent Preferences

Contabilidade, Consultoria de Gestão, Candidaturas SIFIDE, PRR, PT2030, IFR - Paço de Arcos, Oeiras, Lisboa

Portugal é um país de inovação

Julho 26, 2021

Portugal é um país internacionalmente reconhecido pela sua inovação e pelo talento dos seus profissionais em diversas áreas.

Este reconhecimento é comprovado pelo ranking do European Innovation Scoreboard (EIS), onde desde 2016 Portugal aparece como o quarto país da União Europeia com maior desenvolvimento em inovação. Mostra também a maior evolução positiva de desempenho na UE, assumindo, pelo segundo ano seguido, a liderança na dimensão “Inovação nas PME”.

De acordo com o relatório do EIS de 2020, Portugal tem como pontos fortes o seu ambiente para inovação, atratividade do sistema de investigação e a inovação empresarial. Relativamente à inovação de produtos existem soluções interessantes, tais como os self-healing materials e a transformação digital, incluindo a tecnologia BIM.

No seguimento da consciencialização da indústria para o conceito de inovação, as suas vantagens e consequente aposta no talento e colaboração entre entidades do sistema científico e tecnológico as empresas nacionais apostam cada vez mais em departamentos de I&D como centros de conhecimento.

Esta aposta tem tido sucesso pois o conhecimento gerado e agregado é utilizado sob a forma de tecnologias que permitem desenvolver soluções eficazes e diferenciadoras que se revelam uma vantagem competitiva para estas empresas.

Existem ainda outros indicadores positivos do sistema de I&D nacional como o nascimento de novas empresas nos últimos 10 anos (é acima da média europeia); a procura pública de produtos tecnologicamente avançados; a penetração de banda larga; a internacionalização do sistema de investigação e a facilidade na criação de empresas.

O Sistema de I&D é também atrativo devido aos incentivos concedidos na esfera da Investigação e Desenvolvimento, nomeadamente o Sistema de Incentivos Fiscais à I&D Empresarial (SIFIDE). O SIFIDE promove o aumento da competitividade das empresas que invistam em atividades de I&D, permitido a dedução à coleta de IRC de até 82.5% dos custos associados a estas atividades.

A REWARD Consulting é altamente especializada na apresentação de candidaturas ao SIFIDE. Se pretende saber mais sobre o SIFIDE ou fazer um diagnóstico à sua empresa, entre em contacto com connosco pelos diversos meios que temos disponíveis para o efeito.

siga a reward consulting em google newssiga a reward consulting em google news

Notícias Relacionadas