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Portugal tem o maior atraso no pagamento de faturas da Europa

Segundo o relatório da Informa D&B, Portugal é o líder dos países da Europa que mais demoram a realizar o pagamento de faturas. O pagamento de faturas em Portugal demora um prazo médio de 27 dias, quando na Europa a média situa-se nos 14,41 dias.

As maiores razões que justificam este atraso no pagamento de faturas são o facto da fatura não chegar ao seu destino, discrepâncias ou erros nas faturas e o não cumprimento atempado do pagamento. Estima-se que quase 50% dos atrasos ocorrem devido aos dois primeiros motivos.

Portugal tem realizado esforços para diminuir este prazo e se aproximar mais da média da Europa, pois em 2020 o prazo médio do atraso era 28,04 dias. No entanto continua com um atraso superior à média europeia de 12,23 dias.

A faturação eletrónica é uma solução que poderá eventualmente ajudar a mitigar esse problema. Através da automatização e digitalização do processo de faturação é possível reduzir os prazos de pagamento, agilizando e acelerando o processo de pagamento ao mesmo tempo que se reduz a possibilidade de enganos e / ou extravios de documentação.

Para além dos benefícios acima indicados, a faturação eletrónica tem também vantagens ambientais, como a redução de custos e eliminação progressiva do uso de papel no processo de faturação.

Esta transição é uma oportunidade para que Portugal otimize os seus processos, contribua para um futuro mais ecológico e cumpra o seu objetivo de reduza o seu atraso no pagamento de faturas.

Preparamos também um guia sobre Faturas que pode consultar ao clicar aqui!

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