O programa Qualificação para a Internacionalização do Portugal 2030 (PT2030) vai recorrer aos fundos do próximo quadro comunitário para apoiar o tecido empresarial através da criação de micro, pequenas e médias empresas pelo reforço das competências profissionais dos trabalhadores em comércio internacional.
Este programa Qualificação para a Internacionalização insere-se no “Programa Internacionalizar 2030” e tem como objetivo formar e qualificar ativos (profissionais) em Portugal da área de comércio internacional.
A meta deste programa ajudar à criação de empresas que se dediquem à exportação através da integração dos ativos nas empresas e, ao mesmo tempo que se reduz a taxa de desemprego via qualificação profissional, aumenta o contributo para o sucesso do processo de internacionalização e exportação das empresas.
Para ser elegível para este Programa do Portugal 2030 é necessário acima de 17 anos, estar inscrito no IEFP na qualidade de desempregado, possuir o ensino secundário completo (ou o 12º ano incompleto, ou estar a realizar processos de reconhecimento, validação e certificação de competências de nível secundário).
Estão também incluídos no âmbito da elegibilidade no programa Qualificação para a Internacionalização pessoas empregadas com 18 ou mais anos, numa das situações anteriores e que pretendam beneficiar desta formação ou que pretenda aumentar as suas qualificações no âmbito de internacionalização e comércio internacional.