O Governo vai lançar o Programa Deep2Start, destinado ao financiamento de deep tech, no 1º trimestre de 2025. O Deep2Start terá a dotação de 110,6 milhões de euros, pelo que 60,6 milhões são provenientes de financiamento público e os remanescentes 50 milhões de investidores privados.
O anúncio deste programa de financiamento em deep tech foi feito pelo Ministro da Economia durante o Web Summit. Pedro Reis reforçou o compromisso do Governo em apoiar a tecnologia disruptiva e que o Governo “está preparado para enfrentar os desafios”.
O Programa Deep2Start está estruturado em 2 iniciativas principais, o Fundo Deep Tech e o financiamento adicional de 10,6 milhões de euros de financiamento público.
O Fundo Deep Tech detém 50 milhões de euros de financiamento público e pretende adicionalmente mobilizar 50 milhões de euros vindos de investidores privados. O financiamento deste fundo será canalizado via parcerias para garantir a seleção dos projetos deep tech com maior potencial em Portugal. Estão a ser definidas parcerias com o Banco Português de Fomento, a Portugal Ventures e o Fundo Europeu de Investimento.
Relativamente ao financiamento adicional de 10,6 milhões de euros de financiamento público, este destina-se a novos fundos de ignição para transferência e valorização de conhecimento tecnológico e para apoiar startups em estado inicial de financiamento. As entidades responsáveis por articular o financiamento são a Agência Nacional de Inovação, a Portugal Ventures e a Startup Portugal.
O Programa Deep2Start está inserido num conjunto de 60 medidas de incentivo ao empreendedorismo e inovação tecnológica.