Sam Altman, fundador da OpenAI e criador do ChatGPT acredita no fim do teletrabalho, medida que foi implantada mundialmente durante o cenário pandémico de COVID-19 e a qual limita a criatividade das equipas, origina confusão e cuja tecnologia atual ainda não consegue sustentar essa mudança (nas palavras do próprio).
Embora o teletrabalho se tenha tornado uma necessidade devido às circunstâncias anormais vividas na época, o seu futuro é incerto e a sociedade procura um equilíbrio entre trabalho remoto e trabalho presencial.
O CEO da empresa de IA baseada em São Francisco, indicou que o teletrabalho foi uma experiência necessária durante a pandemia, mas que prejudica a comunicação e a inovação no seio das empresas (principalmente tecnológicas).
Sam indica a experiência de trabalho remoto terminou e a tecnologia ainda não é suficientemente boa atualmente que permita todos os colaboradores se tornarem 100% remotos definitivamente.
O mesmo sugere que, pelo contrário, as empresas saem beneficiadas com o trabalho presencial, pois os profissionais podem encontrar-se fisicamente, trocar ideias e explorar a sua criatividade. No entanto, o criador do ChatGPT reconhece que alguns talentos possam preferir trabalhar remotamente.
Para Sam Altman, as principais razões que o levam a preferir o trabalho presencial são o isolamento profissional e social devido à falta de interação entre o profissional e o resto da equipa, as dificuldades na separação entre trabalho e vida pessoal que o trabalho remoto pode trazer, o risco de esgotamento devido a carga de trabalho excessiva, vários desafios de gestão e supervisão dos colaboradores remotos e a cibersegurança (proteção de dados confidenciais) envolvida no processo.
Evento OpenAI Spring Update
A OpenAI também apresentará as suas novidades relativamente ao GPT-4 e ChatGPT no evento OpenAI Spring Update, o qual pode ser seguido em direto através deste link.
Neste evento é esperado que Sam Altman apresente a sua novidade relativamente às pesquisas online. Sam já tinha indicado anteriormente que iria revelar uma surpresa para os utilizadores dos serviços OpenAI e que poderá ser uma séria concorrente à Google e revolucionar a forma como se pesquisa online.
O evento começa às 17h de Portugal.