Existem 2 novidades no site da AT para trabalhadores independentes, que irão tornar a sua interação mais rápida e simples com o portal. A aplicação de emissão de faturas, recibos e faturas-recibo do Portal das Finanças e na aplicação ATGo foi atualizada com novas funcionalidades.
Estas alterações são consequência da evolução da aplicação e possibilitam a todos os utilizadores aceder ao modelo de documentos já em uso pelos profissionais do setor da cultura. O objetivo das alterações foi o desenvolvimento e simplificação do sistema para aumentar as potencialidades do mesmo.
A primeira novidade irá permitir aos trabalhadores independentes (a “recibos verdes”) faturar serviços e/ou produtos com diferentes taxas de IVA no mesmo documento fiscal. Anteriormente o recibo verde não permitia esse tipo de inserção, o que obrigava à emissão de múltiplos recibos para o mesmo cliente.
Esta medida pode ser benéfica para vários profissionais liberais, como veterinários cujas consultas e tratamentos estão isentos de iva mas a venda de medicamentos ou produtos veterinários está sujeita a diferentes taxas de IVA (6% ou 23%). Fotógrafos, consultores e advogados também serão beneficiados por esta medida.
A segunda novidade no site da AT para trabalhadores independentes é uma ferramenta que permite ao trabalhador independente criar uma ficha de clientes, produtos ou serviços. Esta funcionalidade vai eliminar a necessidade de inserir repetidamente os mesmos dados sempre que seja necessário emitir novos documentos, o que é benéfico a profissionais que emitem faturas regularmente para os mesmos clientes.
Após selecionar a opção “faturas e recibos verdes” na página inicial do site, deverá aparecer a opção “clientes”. Após clicar em “clientes” pode indicar o NIF do cliente, o seu nome e morada. Caso pretenda criar uma ficha de produtos ou serviços deve selecionar “produtos, serviços e outros”, posteriormente deve referenciar o produto ou serviço e a sua descrição.
Trabalhadores independentes que trabalhem em modelo de avenças, tais como consultores, marketeers, advogados, contabilistas (e outros), por lidarem com cliente regulares e serviços recorrentes (em formato de avença), irão beneficiar com a redução do tempo gasto em tarefas administrativas e repetitivas.
Em breve será disponibilizado no Portal das Finanças um “Guia de Emissão de Faturas” sobre estas novidades no site da AT, com tutoriais passo a passo para cada uma das funcionalidades da nova aplicação.