Consent Preferences

BCE vai reforçar regras para proteger bancos de incumprimentos

Julho 10, 2024

O BCE vai reforçar regras para proteger os bancos de incumprimentos por parte de clientes de forma a criar condições de estabilidade financeira e enfrentar desafios originados pelo aumento das taxas de juro.

O Banco Central Europeu está a concluir um processo de revisão de práticas de supervisão como resposta aos efeitos negativos que o aumento das taxas de juro pode implicar nas carteiras de clientes dos bancos, segundo informações de Steven Maijoor, do Comité de Supervisão BCE.

Nesse sentido, o BCE está a ponderar o aumento de requisitos de provisões ou reservas de capital para as entidades financeiras, esse aumento pode impactar a rentabilidade das carteiras de alto risco das entidades.

Steven Maijoor informou a preocupação do BCE com áreas do setor bancário e reforça a importância de os bancos atualizarem o valor das garantias com regularidade no contexto de volatilidade económica atual.

Em 2023 aumento das taxas de juro causou pressão sobre os bancos e o BCE está focado no possível aumento de incumprimentos de clientes bancários com maior risco. É esperado que o órgão regulador introduza novas exigências por forma a aumentar a capacidade de absorção de perdas dos bancos.

O reforço das regras de supervisão para proteger os bancos de incumprimentos foi alvo de críticas de representantes do setor bancário que se demonstraram descontentes com o processo de supervisão do BCE. Segundo estes, o sistema tem lacunas quanto ao seu pragmatismo que o tornam desfavorável quando comparado com as práticas regulatórias usadas em outros países.

Em resposta às afirmações acima, o Banco Central Europeu indicou o papel decisivo da supervisão europeia na estabilidade financeira face a grandes desafios enfrentados (cenário pandémico COVID-19, invasão da Ucrânia pela Rússia e outros).

Mais medidas deverão ser anunciadas em breve no seguimento da revisão de práticas de supervisão do BCE. Esta entidade mantem conversações com os maiores players do setor bancário para reduzir os impactos negativos e aumentar a resiliência do sistema financeiro face a novos desafios.

siga a reward consulting em google newssiga a reward consulting em google news

Notícias Relacionadas