Consent Preferences

Euronext divulgou os dados ESG das empresas cotadas

A Euronext divulgou os dados ESG das empresas cotadas em formato padronizado e acessível ao público na plataforma Live Markets.

O objetivo por trás da divulgação dos dados ESG das empresas cotadas na Euronext contribuir para aumentar a transparência da informação e garantir a segurança dos investimentos durante a transição para uma economia sustentável através da valorização dos esforços de emitentes e investidores em questões de sustentabilidade.

Os dados ESG das empresas cotadas na bolsa de Lisboa (Euronext Lisboa) já se encontram acessíveis num conjunto de aproximadamente 1900 perfis ESG de empresas internacionais.

As informações contemplam pontos financeiros com novo separador financeiro, com base em KPI’s associados aos resultados das políticas empresariais desenvolvidas em cada pilar da sustentabilidade:

  • E – Enviornment (ambiente)
  • S – Social (social)
  • G – Governance (governação)

A plataforma Live Markets da Euronext permite agora a consulta de dados sobre as emissões e intensidade de emissões de gases com efeito de estufa, pegada de carbono, diversidade de género nos boards, diferença salarial de género, intensidade energética, emissões para a água, resíduos perigosos e participação no consumo e produção de energia renovável (entre outros).

Os dados divulgados através do projeto My ESG Profile incluem ainda informação sobre elegibilidade e alinhamento do volume de negócios, despesas operacionais e despesas de capital das empresas.

As PME e microempresas devem entender as novas exigências de reporting ESG às empresas, tal como a forma que serão impactadas caso não se adaptem às novas regras de sustentabilidade embora a implementação de normas ESG apenas se inicie para as PME cotadas a partir de 2027.

Ferramentas ESG para empresas

O IAPMEI desenvolveu um espaço de conhecimento sobre a temática ESG e Finanças sustentáveis, que apoia empresas na transição para práticas de gestão sustentáveis, acessível aqui.

Outras ferramentas ESG, tais como o Guia de Governança e Programa Metamorfose, foram já mencionados neste artigo REWARD Consulting.

Adicionalmente pode consultar outro artigo REWARD Consulting sobre exemplos de ações ESG e iniciativas globais ESG. Caso pretenda informações sobre IFRS S1 e IFRS S2, estas podem ser encontradas aqui.

siga a reward consulting em google newssiga a reward consulting em google news

Notícias Relacionadas