A ISO, ou International Organization for Standadization, lançou este ano 3 novas normas: A ISO 59004, a ISO 59010 e a ISO 59020. As 3 ISO pertencem à família de standards 59000, desenhados especificamente para promover a transição para a economia circular.
Com os novos normativos, a ISO fornece às empresas ferramentas para orientar a adoção dos princípios da economia circular, confere garantias de transparência na prestação de contas, permite o cumprimento das exigências regulamentares e reforça a reputação das empresas junto dos consumidores.
ISO 59004 – Economia circular (Vocabulário, princípios e orientação para implementação)
A ISO 59004 fornece orientação aplicável a todas as organizações sobre a definição de termos e conceitos associados à economia circular. A ISO 59004:2024 pretende dar apoio às organizações na contribuição para a Agenda 2030 das Nações Unidas.
A ISO 59004:2024 (revisão de 2024) aborda a gestão sustentável e renovação dos recursos naturais para combater desafios como alterações climáticas, perda de biodiversidade e esgotamento de recursos naturais.
Ao adotar a ISO 59004 as empresas podem:
- Oferecer soluções mais sustentáveis;
- Melhorar o relacionamento com as partes interessadas;
- Melhorar a conformidade com os regulamentos ambientais;
- Envolver-se no cumprimento de obrigações legais e/ou voluntárias;
- Contribuir para a mitigação e adaptação às alterações climáticas;
- Aumentar a resiliência organizacional.
ISO 59010 – Economia circular (orientação sobre transição de modelos de negócios e redes de valor)
A ISO 59010 fornece orientações para as empresas que pretendam transitar os seus modelos e redes de criação de valor de uma estrutura linear para uma estrutura circular.
A ISO 59010:2024 foca-se em estratégias orientadas para os negócios, de forma a implementar práticas de economia circular e complementa a ISO 59004 ao oferecer orientação mais detalhada sobre avaliação de modelos de criação de valor, mapeamento de cadeias de valor e redes de valor e desenvolvimento de estratégias para circularidade.
Ao adotar a ISO 59010 as empresas podem:
- Melhorar a eficiência dos recursos e reduzir os seus resíduos;
- Melhora a sua adaptabilidade às mudanças regulatórias e de mercado;
- Alinhar as suas práticas comerciais com as metas globais de sustentabilidade;
- Aumentar a sua vantagem competitiva e confiança
ISO 59020 – Economia circular — Medição e avaliação do desempenho da circularidade
A ISO 59020 estabelece os requisitos e orientações para as empresas medirem e avaliarem o seu desempenho de circularidade em sistemas económicos. Pretende estandardizar o processo de recolha e cálculo de dados através de KPI de circularidade obrigatórios e opcionais, de forma a garantir resultados consistentes.
A ISO 59020 fornece uma metodologia para medir e avaliar o desempenho da circularidade e apoia as organizações a identificar o seu grau de eficácia na redução de uso de recursos e otimização do fluxo circular de materiais.
Ao adotar a ISO 59020 as empresas podem:
- Fornecer uma estrutura para medição do desempenho da circularidade;
- Ajudar as organizações no alinhamento com as metas globais de sustentabilidade;
- Aumentar a transparência e responsabilização nos relatórios ambientais;
- Apoiar a tomada de decisão estratégica para gestão sustentável de recursos.