Consent Preferences

Contabilidade, Consultoria de Gestão, Candidaturas SIFIDE, PRR, PT2030, IFR - Paço de Arcos, Oeiras, Lisboa

OE2022: Medidas para empresas lidarem com atual contexto económico

Ontem foram apresentadas medidas para as empresas lidarem com os desafios causados pelo atual contexto económico na conferência de imprensa sobre o Orçamento do Estado para 2022 (OE 2022) pelo CNPC – Conselho Nacional das Confederações Patronais.

Um relatório determina que, entre as medidas a implementar para as empresas lidarem com o atual contexto económico, as empresas devem ter acesso a instrumentos de dívida (curto, médio e longo prazo) e a capital, para investirem mais, aumentarem a capacidade de produção e aperfeiçoar a produtividade e competitividade.

As dificuldades de financiamento da atividade empresarial do setor privado, também foi mencionada, pelo que foram consideradas um sério constrangimento ao investimento e á inovação tecnológica, travando a necessária mudança estrutural da economia.

Sob a temática de Qualificações, o relatório conta com propostas para captar e reter talento no tecido empresarial português. Uma das medidas passa pela implementação do Acordo sobre Formação Profissional e Qualificação em todas as suas vertentes.

Outra medida envolve a estruturação de linhas de financiamento de apoio às empresas para que estas possam investir em formação interna em informação e novos processos tecnológicos.

Quanto aos fundos europeus, estão a ser negociados 24.182 milhões de euros no Acordo de Parceria com a Comissão europeia. A estes juntam-se uns adicionais 19.283 milhões provenientes do programa Next Generation EU.

As medidas relacionadas com fundos europeus envolvem o aumento da eficiência dos organismos responsáveis por avaliar e acompanhar os projetos, tal como o foco no acesso continuado das organizações aos sistemas de incentivos disponíveis.

siga a reward consulting em google newssiga a reward consulting em google news

Alguma questão? Fale connosco

A nossa equipa de contabilistas e RH pode esclarecer as suas dúvidas e/ou questões, contacte os nossos serviços no formulário abaixo.

Notícias Relacionadas