36% das empresas em Portugal não estão preparadas para adotar o Pacto Ecológico Europeu, uma média inferior à registada na Europa (60%). Esta é a conclusão de um recente estudo realizado pela PWC.
Em Portugal 43% das empresas indicam estar preparadas para implementar as novas regras (a nível europeu 49% de empresas indicam estar preparadas) e solicitam apoio para entender o que é implicado e possam agir em cumprimento das metras traçadas.
Aproximadamente 57% das empresas em Portugal já alocou capital destinado à transição energética nos seus planos orçamentais para os próximos 3 ou 5 anos. 32% das empresas já estão a trabalhar para reduzir os desperdícios e 87% indica a prioridade de recorrer a fontes de energia limpa.
63% das empresas considera uma prioridade o recurso a fontes de energia limpa, 63% considera a implementação de estratégias de diminuição de consumos de energia e água uma prioridade.
No entanto, 75% das empresas portuguesas não estão a pensar alterar a localização das atividades da sua cadeia de valor e 67% indicam que a maior eficiência de negócio e a sustentabilidade é razão para a deslocalização (17% indica que o motivo é a redução de custos).
Até o ano de 2030 os Estados-Membros da União Europeia devem reduzir as emissões de dióxido de carbono em 55%. A meta é atingir a neutralidade carbónica em 2050.