O Reforço da Estrutura nacional para o empreendedorismo – Startup Portugal, contrato enquadrado na Orientação Técnica Nº 06/C16-i02/2022, no âmbito da medida Empreendedorismo (Investimento 02 – Transição Digital das Empresas do PRR) foi celebrado com a Startup Portugal.
O investimento irá providenciar uma melhoria significativa dos KPI do ecossistema empreendedor de Portugal, duplicando o número de startups até 2024 (de 2500 para 5000 startups).
Está previsto que em 4 anos, metade do ecossistema seja abrangido pela oportunidade de apoio ao desenvolvimento dos negócios no contexto da transição digital.
O Reforço visa incrementar o apoio disponibilizado às startups que possuam ou queiram desenvolver modelos de negócio digitais e com forte componente ecológica associada, com um incremento das incubadoras e aceleradoras com soluções e modelos de negócio de forte componente digital (serviços e/ou produtos.
A medida do empreendedorismo contempla 3 iniciativas, elas são:
- Voucher para Startups – Novos Produtos Verdes e Digitais
- Reforço da Estrutura nacional para o empreendedorismo – Startup Portugal
- Vale para Incubadoras/Aceleradoras
Estas iniciativas pretendem dinamizar um conjunto de iniciativas de apoio a PME e incubadoras de empresas com programas de digitalização e no modo em como a componente digital é usada na atividade das empresas.