Consent Preferences

Witseed: Startup de formação empresarial chegou a Portugal

Tópicos do Artigo

A Witseed é uma startup originada no Brasil que fornece um vasto leque de formação empresarial com recurso a uma plataforma digital de vídeo. Conhecida como a “Netflix” para empresas”, chegou recentemente a Portugal após ter provado o seu sucesso no mercado brasileiro.

Esta startup pretende apoiar empresas a fornecer aos seus colaboradores as soft skills e hard skills que necessitam para se desenvolverem de maneira adequada no ambiente profissional. Essa ambição chegou agora às empresas portuguesas.

A Witseed já venceu o Programa Banco Montepio Acredita Portugal em 2022 (programa de aceleração que oferece mentoria, formação e investimento a equipas com ideias inovadoras), tal como a GoWizi, BeGreen, Hoterway e WhyWaste.

Já com uma receita anual de aproximadamente 600 mil euros (e 30 clientes), a plataforma está a entrar no mercado nacional para o upskill dos profissionais portugueses.

Miguel Fernandes (CTO) esclarece que, tal como a Netflix, a Witseed tem um posicionamento diferenciador enquanto pioneira no mercado streaming. Ao contrário da Netflix que se posicionou na área de entretenimento, a Witseed diferencia-se pelos conteúdos dedicados à formação e aprendizagem.

A vitória no Programa Banco Montepio Acredita Portugal foi também indispensável. Permitiu conhecer o ecossistema nacional, aprender com líderes de vários setores e várias impressões e/ou contactos com empresas nacionais.

A Witseed foi lançada em 2016, após ser identificada uma carência na aprendizagem empresarial online. A formação existente era caracterizada por sistema de módulos obrigatórios de formação, um processo rígido e imposto. A fluidez e personalização da Netflix serviu de inspiração para se criar uma plataforma intuitiva e alimentada por AI.

À medida que os utilizadores fazem uso da plataforma digital, o algoritmo da mesma aprende com cada interação e adequa o conteúdo que apresenta às preferências e necessidades de cada utilizador. As recomendações são otimizadas para irem de encontro ao percurso profissional de cada colaborador.

Portugal, enquanto país com forte dinâmica empresarial, tem a necessidade de diminuir os custos fixos em algumas atividades. Isso é o mote para começar a operação em Portugal durante 2023.

Portugal já implementa soluções digitais no sistema de ensino, desde o ensino básico até ao ensino universitário. Esta integração vem complementar a formação necessária numa etapa posterior para que não exista discrepância entre o que se aprendeu e os métodos usados no ambiente empresarial.

siga a reward consulting em google newssiga a reward consulting em google news

Notícias Relacionadas