Consent Preferences

COMPETE 2030 lança avisos para internacionalização PME, Inovação Produtiva, Internacionalização de I&D e Formação Empresarial

O COMPETE 2030 lançou quatro avisos de concurso distintos, destinados à internacionalização das PME (SICE – Internacionalização das PME – Operações em Conjunto), à Inovação Produtiva (SICE – Inovação Produtiva), à Internacionalização de atividades de Investigação e Desenvolvimento (SIID – Internacionalização de I&D) e à Formação Empresarial para médias e grandes empresas (SIQRH -Formação empresarial).

SICE – Internacionalização das PME – Operações em conjunto

Este concurso tem um período de candidatura compreendido entre 30 de outubro 2023 e 31 de abril de 2024 (às 18h). Destina-se a apoiar operações conjuntas de internacionalização de Pequenas e Médias empresas (PME) destinadas a conhecimento de mercados externos, sob a forma de feiras internacionais e/ou exposições, prospeção e presença em mercados internacionais e ações de promoção e marketing internacional (online ou físicas).

Os destinatários do aviso SICE – Internacionalização das PME – Operações em conjunto são entidades públicas ou privadas sem fins lucrativos, de natureza associativa e com atividades destinadas a PME (associações empresariais, câmaras de comércio e indústria, agências regionais de promoção turística e outras entidades do sistema português de I&I não empresariais).

As regiões NUTS II abrangidas por este aviso são as regiões Norte, Centro, Lisboa, Alentejo e Algarve.

SICE – Inovação Produtiva

Este concurso tem um período de candidatura compreendido entre 2 de novembro 2023 e 31 de dezembro 2024 (às 19h). O SICE – Inovação Produtiva destina-se a apoiar operações individuais inovadoras que resultem na produção de bens e serviços transacionáveis e intencionáveis e com elevado valor acrescentado e nível de incorporação nacional, ligados às tipologias de ação:

  • Criação de novo estabelecimento;
  • Aumento de capacidade de estabelecimento existente;
  • Diversificação de produção de um estabelecimento (produtos não produzidos anteriormente);
  • Alteração fundamental do processo global de produção (estabelecimento existente).

O SICE – Inovação Produtiva está acessível a empresas de qualquer natureza e sob qualquer forma jurídica, nas regiões NUTS II do Continente (Norte, Centro, Lisboa, Alentejo e Algarve) e a localização considerada para a operação corresponde à região onde o investimento será realizado.

Caso sejam realizados investimentos nas regiões de Lisboa e Algarve, deve ser apresentada uma candidatura autónoma para os investimentos a realizar em cada uma dessas regiões NUTS II.

SIID – Internacionalização de I&D

O período de candidatura do SIID – Internacionalização de I&D foi iniciado a 31 de outubro 2023 e a análise de candidaturas é realizada em 4 fases:

  • 1ª fase (15 de dezembro 2023, 19h): Candidatos que registaram o pedido de auxílio através do Aviso n.º 01/RPA/20233 e novas candidaturas
  • 2ª fase (15 de fevereiro 2024, 19h): Candidatos que registaram o pedido de auxílio através do Aviso n.º 01/RPA/20233 e novas candidaturas
  • 3ª fase (15 de maio 2024): Novas candidaturas
  • 4ª fase (30 de setembro 2024): Novas candidaturas

Destina-se a apoiar operações de atividades de investigação industrial e/ou de desenvolvimento experimental que originem a criação de novos produtos, sistemas ou processos, ou que introduzam melhorias significativas nos mesmos.

Os destinatários do aviso SIID – Internacionalização de I&D são micro, pequenas e médias empresas (PME) e empresas de pequena-média capitalização, ou small mid caps, de qualquer forma jurídica e natureza. Devem ter contabilidade organizada e cumprir os requisitos de elegibilidade.

O concurso SIID – Internacionalização de I&D abrange todas as regiões NUTS II do Continente e a localização considerada para efeitos de projeto é a região onde se localiza o investimento. No caso de candidaturas em co promoção são ainda beneficiárias as ENESII, o que inclui a R.A dos Açores e R.A da Madeira (em operações financiadas pelo Programa Inovação e Transição Digital).

Devem ainda abranger operações com entidades portuguesas promovidas nas iniciativas EUREKA, que são:

  • Projetos de Clusters e projetos de Rede Eureka (inclui GLOBALSTARS e chamadas Multilaterais);
  • Programa EUROSTARS, da parceria Innovative SMEs (EUREKA).

SIQRH – Formação Empresarial

Este concurso tem um período de candidatura compreendido entre 15 de novembro 2023 e 31 de janeiro 2024 (às 18h). Destina-se a apoiar ações de formação, presenciais ou online, que incluam intervenções em sala, práticas simuladas ou em contexto de trabalho, com objetivo de inovação e competitividade ao qualificar empresários, gestores e colaboradores de empresas para reorganização e melhoria das capacidades de gestão.

O SIQRH – Formação Empresarial destina-se a médias e grandes empresas que verifiquem o cumprimento dos critérios de elegibilidade e na qualidade de entidades empregadoras, pelo que podem dispor de estrutura própria certificada ou recorrer a entidade formadora certificada (ou equivalente).

O SIQRH – Formação empresarial abrange as regiões NUTS II do continente Norte, Centro e Alentejo. A localização considerada para efeitos de operação é aquela onde o estabelecimento da empresa intervencionada se localiza e onde os ativos em formação desempenham atividade profissional regularmente.

Significado de abreviaturas e siglas

  • REITD – Regulamento Específico da Área Temática Inovação e Transição Digital
  • SICE – Sistema de Incentivos à Competitividade Empresarial
  • PR – Programa
  • MPr – Multi Programa
  • CPp – Capital próprio da operação, incluindo novas entradas de capital (capital social, incorporação de suprimentos e prestações suplementares de capital)
  • DEp – Despesa elegível da operação
  • FCP – Financiamento por Capitais Próprios
siga a reward consulting em google newssiga a reward consulting em google news

Alguma questão? Fale connosco

A nossa equipa de consultores de sistemas de incentivos pode avaliar o potencial da sua empresa e/ou projeto.
Contacte-nos e receba um pré-diagnóstico gratuito.

Notícias Relacionadas