Consent Preferences

Consórcios pensam investir 9,7 mil milhões € nas agendas mobilizadoras do PRR

Dezembro 6, 2021

64 consórcios foram pré-selecionados para serem financiados pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), esses consórcios serão apresentados publicamente num evento em que o primeiro-ministro António Costa e o ministro da Economia estarão presentes.

A ATEP – Ampor Technology pretende desbloquear o potencial da indústria de semicondutores e reforçar a capacidade de produção e inovação da indústria de semicondutores em Portugal. É uma resposta nacional à necessidade europeia de suplantar as sistemáticas falhas no mercado mundial de semicondutores.

Para isso o consórcio vai investir 76,7 milhões de euros e ampliar as soluções que já possui em telecomunicações, automóveis e segurança. A unidade de produção de Vila do Conde estará envolvida neste processo e será apoiada por outras entidades envolvidas no consórcio e responsáveis por 11,5 milhões de euros do total do investimento.

No total os 64 consórcios planeiam investir 9178 mil milhões de euros e concorrem a um apoio de 930 milhões de euros destinado às agendas mobilizadoras do PRR (valor que poderá ser aumentado). Nesta segunda fase serão apresentadas as propostas finais e aberto o concurso que determina as condições de financiamento.

Na primeira fase foram selecionadas 44% das 144 manifestações de interesse inicial e a grande maioria dos projetos é de investimento produtivo (64%) e Investigação e Desenvolvimento (33%).

O objetivo principal das agendas mobilizadoras do PRR é aumentar o volume de exportações de bens e serviços para 53% do PIB nacional e também alavancar o investimento em I&D para os 3% do PIB até 2030. Isto contribuindo para a dupla transição digital e climática ao reduzir as emissões de carbono em 55% até 2030.

Existem mais de 1000 entidades a participar nos consórcios e a maioria das candidaturas visam o setor industrial (35%) e tecnologias de produção. A mobilidade (13%), recursos naturais e o ambiente (11%), saúde e bem-estar (9%) também são alvo de propostas dos consórcios.

Dos 930 milhões de euros das agendas mobilizadoras, 558 milhões de euros estão destinados às agendas mobilizadoras para a inovação empresarial e 372 milhões de euros para as agendas verdes. É nas agendas verdes que estão 12 dos 64 consórcios pré-selecionados.

Mais sobre PRR – Plano de Recuperação e Resiliência

siga a reward consulting em google newssiga a reward consulting em google news

Alguma questão? Fale connosco

A nossa equipa de consultores de sistemas de incentivos pode avaliar o potencial da sua empresa e/ou projeto.
Contacte-nos e receba um pré-diagnóstico gratuito.

Notícias Relacionadas