Os concursos aprovados do PRR já representam 30% do seu financiamento e os concursos lançados no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência representam metade do seu financiamento.
Estas foram indicações da ministra da Presidência, Mariana Vieira da Silva, que reforça que é tempo de trabalhar em cada projeto e em cada investimento para conseguir alcançar as fases seguintes.
Foi realçado também que a execução do pacote financeiro de apoio da Comissão Europeia é ainda mais exigente do que era há um ano atrás, pelo que toda a sociedade está envolvida na concretização destes programas.
Quanto ao impacto do atual contexto na execução do PRR, a ministra indica que face aos constrangimentos vividos existe uma oportunidade de melhorar a capacidade de execução. Mas a revisão não irá tornar a execução do PRR mais fácil, apenas possível.
O Governo de Portugal irá realizar um intenso trabalho em conjunto com a Comissão Europeia na revisão do PRR, mas as responsabilidades na concretização do mesmo, o ritmo de trabalho, intensidade e dificuldade dos objetivos manteve-se.
Para além da execução do Plano de Recuperação e Resiliência, existe ainda a execução do plano REPowerEU, terminar o Portugal 2020 e iniciar o Portugal 2030 (quadro comunitário que irá substituir o PT2020).
Mariana Vieira da Silva esteve presente no evento anual do PRR, organizado pela Estrutura de Missão Recuperar Portugal e a Comissão Europeia, no Museu dos Coches (Lisboa).
Mais sobre PRR:
- PRR: 715 milhões de euros para descarbonização da indústria
- Banco de Fomento vai usar fundos nacionais e internacionais para ultrapassar atrasos no PRR
- PRR apoia em 62 M€ a produção de gases renováveis
- Fundos para o Algarve vão duplicar com o PRR
- Bolsa de Iniciativas de investigação e inovação agrícolas alargada ao PRR
- Abertura dos primeiros avisos PRR para a Agricultura
- Agendas mobilizadoras do Plano de Recuperação e Resiliência – PRR
- Conheça os primeiros 35 investimentos que Portugal vai fazer através do PRR