O valor das bolsas de estágio subsidiadas pelo IEFP para o programa Ativar.pt vai aumentar a partir de janeiro de forma a melhorar as condições dos estagiários e criar padrões mais favoráveis à entrada no mercado de trabalho.
O valor das bolsas de estágio do IEFP deve o seu aumento global devido ao aumento do IAS, ou Indexante dos Apoios Sociais. Para os estagiários com ensino secundário completo O IAS passará de 1,2 vezes para 1,4 vezes, ou seja, as candidaturas que deem entrada depois de 1 de janeiro terão um valor de 620,48 euros.
Quanto aos estagiários com ensino secundário obtido via percursos de dupla certificação ou com acréscimo de estágio profissional, o valor do IAS passará de 1,4 vezes para 1,6 vezes, ou seja, 709,12 euros. Quem tem qualificações pós-secundárias terá 1,7 vezes o IAS em vez dos anteriores 1,5, o que se traduz em 753,44 euros por mês.
Para os licenciados o IAS subirá para 2 vezes (em vez de 1,8) o que corresponde a 886,4 euros. Os mestres terão 2,2 vezes o IAS (975,04 euros) e os doutorados terão uma bolsa de estágio no valor de 1.108 euros (2,5 vezes o IAS).
A portaria em questão também reviu em alta o valor da bolsa aplicado às restantes situações, ora o valor mínimo passará a 576.16 euros (1,3 vezes o valor do IAS). Até 2022 o valor do IAS era de 438,81 euros.
A portaria publicada em Diário da República visa dar resposta a novos desempregados, focando-se mais nos jovens e jovens adultos que foram mais afetados pelos efeitos da pandemia no mercado de trabalho, aprofundando a política de aumento das bolsas de estágios apoiados para melhorar as condições dos estagiários e criar mais condições de entrada no mercado de trabalho.