Consent Preferences

Contabilidade, Consultoria de Gestão, Candidaturas SIFIDE, PRR, PT2030, IFR - Paço de Arcos, Oeiras, Lisboa

Tudo o que precisa de saber sobre contabilidade digital (com Infográfico)

Tópicos do Artigo

 

Transformação digital


Estamos numa época de transformação digital de todos os setores de atividade em Portugal e por toda a Europa. Devido aos avanços tecnológicos obtidos é urgente que as profissões se possam reinventar e munir-se de formas de aumentar a sua eficiência e produtividade, sob pena de no futuro poderão ser substituídas por ferramentas digitais que o façam.

Programas de apoio comunitário como o PRR – Plano de Recuperação e Resiliência, ou o Portugal 2030 têm também grandes verbas alocadas ao propósito da transição digital, de forma a impulsionarem as sociedades europeias rumo a um futuro mais digital, prático e simples.

A área da contabilidade não é uma exceção a essa regra. Os contabilistas devem ser capazes de conseguir mudar parte dos seus métodos de trabalho e organização para usufruírem das potencialidades que a tecnologia lhes pode trazer em vez de estarem presos a tarefas rotineiras de organização e arquivo documental que se traduzem em grande parte do seu tempo.

Por seu lado, as empresas que se vêm com recorrência obrigadas a entregar documentos em formato físico à sua contabilidade (interna ou externa) para que esses possam ser tratados correm o risco de que estes se extraviem ou se danifiquem. Para não mencionar que o ato de entregar a “papelada” ao contabilista é uma tarefa obsoleta nos dias de hoje e apenas significa gastar tempo que podia ser utilizado para fazer outras tarefas mais produtivas.

O que é a Contabilidade digital?


Contabilidade digital é o processo de integrar tecnologias digitais para auxiliar, automatizar e gerir tarefas contabilísticas. Isso inclui a recolha, armazenamento, processamento e geração de informações financeiras.

A contabilidade digital permite a colaboração entre contabilista e cliente, através do acesso remoto às informações e partilha de documentos. Isso é feito através de uma plataforma online segura, onde cada cliente pode aceder aos seus dados e trabalhar em conjunto com o contabilista para uma melhor tomada de decisão.

O processo de contabilidade digital socorre-se de sistemas e processos digitais, como softwares específicos (ERP, softwares de contabilidade) para dar acesso remoto aos dados contabilísticos a cada utilizador e também AI e machine learning para automatizar tarefas e melhorar a tomada de decisões.

 

 

Vantagens da Contabilidade Digital


Permite ao contabilista poder focar-se em acrescentar valor às entidades às quais presta o seu serviço ao fornecer informação útil e atempada à tomada de decisões dos empresários, isto porque as suas tarefas rotineiras irão ser facilitadas graças à digitalização de processos de arquivo e contabilização automática de grande parte dos documentos gerados pelas empresas.

Permite também às empresas automatizarem grande parte das suas obrigações para com a sua contabilidade, pois devido à digitalização da informação e documentação produzida e automatização processual, estas podem aproveitar o tempo despendido nessas tarefas para se dedicar ao seu core-business.

Permite ainda que a comunicação entre o escritório de contabilidade (ou contabilista) e a empresa seja muito mais rápida, pois com a disponibilização de soluções digitais onde o cliente pode inserir e consultar a sua documentação contabilista a perda de tempo decorrente da entrega de documentos físicos é eliminada da equação.

A Contabilidade Digital é confiável?


Sim, a contabilidade digital é tão confiável quanto a contabilidade analógica (ou tradicional), desde que sejam seguidas as normas de segurança e softwares certificados.

A sua precisão e transparência acrescidas na informação devem-se ao processamento automático de transações e geração de relatórios. A contabilidade digital continua a implicar o cumprimento escrupuloso e integral das obrigações fiscais, declarativas da Empresa ou negócio. Todo o serviço continua a ser assegurado por profissionais especializados, pelo que a principal diferença passa pela digitalização do arquivo de Contabilidade.

O que é a Digitalização do Arquivo?


A digitalização do arquivo contabilístico consiste na conversão de documentos físicos para o formato digital (entre faturas, recibos, guias e outros documentos fiscalmente relevantes). Essa tarefa pode ser realizada com o auxilio de scanners ou câmara fotográfica (smartphone) e permite que as informações sejam armazenadas em sistema próprio.

A digitalização do arquivo contabilístico permite um acesso rápido e simples às informações pretendidas, independentemente do local onde estas se encontrem, o que leva a um aumento de produtividade e eficiência. Permite também a integração dos dados com outros sistemas (ERP – Enterprise Resource Planning).

 

 

Quando surgiu a Contabilidade Digital?


A contabilidade digital surgiu juntamente com as primeiras tecnologias, tal como a internet. À medida que as tecnologias se desenvolveram e se tornaram mais populares, a atividade de contabilidade passou a usar essas tecnologias para armazenar, gerir e transmitir informações contabilísticas e financeiras.

Com o avanço da tecnologia, a contabilidade tem-se tornado mais presente e relevante para o tecido empresarial. Permite melhorar a eficiência, precisão e transparência das informações contabilísticas, para além de facilitar a conformidade do seu tratamento com a legislação aplicável.

Desde 2018 que se tem verificado vários tipos de melhorias nas soluções existentes, pelo que estão muito mais completas, intuitivas e “user-friendly” que as primeiras versões.

Como ter Contabilidade Digital?


Basta entrar em contacto com os nossos serviços. Será prontamente contactado para prestar mais informações e uma proposta para serviço de contabilidade digital.

Bónus – Infográficos


Outros Guias REWARD Consulting

 

siga a reward consulting em google newssiga a reward consulting em google news

Alguma questão? Fale connosco

A nossa equipa de contabilistas e RH pode esclarecer as suas dúvidas e/ou questões, contacte os nossos serviços no formulário abaixo.

Notícias Relacionadas