Consent Preferences

Contabilidade, Consultoria de Gestão, Candidaturas SIFIDE, PRR, PT2030, IFR - Paço de Arcos, Oeiras, Lisboa

5 mudanças no processamento salarial em 2022

Índice

Introdução

A área do Processamento Salarial (também conhecido como payroll) e Recursos Humanos vai sofrer 5 mudanças a nível tecnológico no ano de 2022. Elas são:

Glocalização

Esta tendência já existe há vários anos e deverá aumentar com o passar do tempo. Glocalização resulta da fusão dos termos global e local, refere-se à presença da dimensão local na produção de uma cultura global.

Neste caso, existem trabalhadores que prestam serviços independentemente do país de residência e as empresas devem estar preparadas para enfrentar esta realidade e a possibilidade de colaborar com pessoas em diferentes países e diferentes moedas.

Alternativas ao processamento salarial

Os métodos de pagamento alternativos estão a ser altamente procurados pelas empresas e essa tendência deve aumentar em 2022.

Tecnologias como carteiras digitais em que os utilizadores podem realizar pagamentos eletronicamente (Google Pay, Apple Pay e outros sistemas) são vistas com bons olhos e a ser implementadas para realizar pagamento de salários em regiões mais remotas, pelo que se afiguram como uma alternativa mais prática e eficaz.

Earned Wage Access

Este novo e criativo assenta num serviço financeiro oferecido aos empregados, tendo acesso aos seus salários acumulados antes do final do ciclo de processamento salarial.

Este serviço poderá ganhar muito mais relevo ao ser implementado eme empresas que pretendem ter mais flexibilidade de payroll.

Automação, análise preditiva e digitalização

Estas inovações já estão presentes em várias empresas, resultado da transição digital vivida pelo tecido empresarial português. Desempenham um papel indiscutível na racionalização do processamento salarial, reduzindo ou eliminando erros humanos na tarefa, poupando tempo e recursos vitais para as equipas de RH que poderão alocar a outras tarefas.

Inovação tecnológica

A inovação tecnológica e a aplicação dos conceitos anteriormente referidos vai permitir que os profissionais de Payroll possam evoluir para a figura de conselheiros. Estes terão à sua disposição dados e conhecimentos para acrescentar valor à tomada de decisão da gestão do negócio.

Mais Guias para Empresas – REWARD Consulting

siga a reward consulting em google newssiga a reward consulting em google news

Notícias Relacionadas